Cases em social media – Como entender?

Todo dia vejo diversas pessoas divulgando cases de empresas em redes sociais; é um tal de Tecnisa pra lá, Fiat pra cá, Camiseteria ali… e mais um monte de gente querendo mostrar que “rede social realmente funciona para negócios”.

Não nego, funciona… e muito bem, dependendo do uso, surte muito mais efeito do que uma comunicação tradicional, porém, o que falta à maioria entender é o objetivo da comunicação em redes sociais!

Fazem perfil da empresa em Twitter, Flickr, Facebook, Orkut, WordPress, Blogger, Formspring e afins, saem atirando conteúdo como um Shoptime da vida, sem dó nem piedade… colocam um estagiário meia boca anunciando promoções, ofertas, ações promocionais via Twitter…e por fim, após uns 2 meses, reclamam que não conseguiram o “lucro esperado”… falta ainda cultura digital a alguns profissionais.

É basicamente o mesmo processo de planejamento de uma campanha tradicional, porém na mídia social, com pessoas próximas à marca; é mais arriscado, porém, mostra resultado real… não apenas estimado!

Qual o objetivo? Isso é fundamental…

Quer apenas vender? Mídias sociais realmente não são para você!

Quer comunicar, disseminar informação e criar um vínculo entre as pessoas e a sua marca? Aguarde um resultado a médio/longo prazo!

Tem paciência e sabe o que quer? Seja bem-vindo!

Algumas pessoas precisam aprender algumas coisas, meio óbvias, mas vitais para qualquer ação em redes sociais:

  1. Pessoas não são apenas consumidores, são comunicadores, disseminadores e influentes em seu meio… trate-os como tal, converse, debata, responda e respeite.
  2. Nada é de graça, é necessário investimento para conseguir resultados, como em qualquer outra mídia; caso não tenha conhecimento, contrate um profissional experiente ou uma assessoria digital para efetuar a comunicação.
  3. Seeding no começo é essencial!!!
  4. Promoções tambem, porém relevantes… que agreguem algo a empresa e aos consumidores, fazendo-os gostar cada vez mais da sua marca, como um amigo, não apenas como algo descartável.
  5. Pelo amor de Deeeeus, nunca twittem de 5 em 5 minutos, muito menos repitam mensagens ao longo do dia… colocou o link do seu site uma vez no dia, está ótimo… não fique twittando toda hora “XXXX a marca do sucesso – http://www.xxxxx.com.br”; isso além de desgatar e irritar é considerado Spam, dos feios.
  6. Erre, mas assuma, não ignore, nem critique quem te criticar; jogue o mais limpo possível!

Por fim, voltando ao papo dos cases… não basta apenas roubar  ideias e tentar reproduzi-las na sua empresa; entenda, questione e estude cada um. Analise o que levou aquele milhar de pessoas a aderir a campanha, ou criticar a ação; APRENDA, não copie; essa é a principal regra!!!

Algumas apresentações legais sobre o tema:

Case Barack Obama

Exemplos de cases positivos e negativos em social media

Tecnisa e o Twitter

Redes Sociais e a Humanidade 5.0

Cases Made In Brasil – Web 2.0

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